terça-feira, 6 de agosto de 2013

8 dicas para a volta às aulas

1. Mude para melhor:
Pense em tudo o que você pode fazer para ser um aluno ainda melhor neste novo semestre. Estude para as provas com antecedência, capriche mais nas pesquisas, seja mais cuidadoso com o material e não deixe a lição de casa para última hora. 

2. Canto especial:
Que tal renovar seu local de estudos? Faça uma faxina em prateleiras e gavetas, tire o que não vai mais usar e abra espaço para apostilas, cadernos novos. Com tudo arrumado, fica mais fácil achar o que você precisa e você vai ter mais conforto e sossego para fazer suas tarefas de casa e pesquisas.

3. Espante o sono:
Durante as férias, a gente sai da rotina e acorda mais tarde. Agora, já está na hora de você se preparar para voltar ao pique das aulas. Aos poucos, vá dormir mais cedo e acorde mais cedo também.

4. Dê uma geral no uniforme:
Fale com seus pais e dê uma olhada no uniforme ou nas roupas e calçados que costuma usar para ir à escola. Confira se vai precisar de roupas ou tênis novos para encarar os primeiros meses de aula e veja se tem peças que podem ser doadas.

5. Organização é tudo:
Você talvez tenha uma agenda, mas será que costuma usá-la? Anote as aulas que tem em cada dia e as atividades extras da semana, marque informações sobre lições de casa, provas ou trabalhos.

6. Levante a mão:
Entre muitas novidades, professores e matérias diferentes, você pode ter dificuldade em entender algumas lições. O melhor é não deixar que as dúvidas se acumulem. Faça perguntas ao professor. Ele vai perceber seu interesse e poderá ajudá-lo, explicando o assunto de outra forma. É melhor tirar as dúvidas na hora do que ficar perdido na próxima aula.

7. Seja um amigão:
Fale com seus pais e convide alguns amigos da escola para passar uma tarde de sábado em sua casa. Vocês podem brincar, fazer um lanche, ver um filme e inventar muitos outros jeitos de se divertir. Aproveite para chamar um colega novo na classe – vai ser legal ajudar alguém a se enturmar e fazer mais um amigo!

8. Curta o recreio:
Você deve estar na maior ansiedade para contar aos colegas suas novidades de férias, mas não esqueça de que não é legal conversar durante as aulas, pois atrapalha os colegas e o professor. O melhor momento para colocar a conversa em dia é a hora do recreio. Conte suas aventuras, descubra o que os seus amigos fizeram e aproveite o tempo livre para se divertir muito!



Nenhum comentário:

Postar um comentário